E-m@il
 

IGEIM credencia-se ao FUMCAD e pode receber doação por meio de dedução no Imposto de Renda

 

Pessoas físicas e jurídicas podem doar parte do seu IR à instituição, que atende pacientes com doenças genéticas

 

O IGEIM (Instituto de Genética e Erros Inatos do Metabolismo), instituição sem fins lucrativos que atende pessoas com doenças genéticas – erros inatos do metabolismo –, já está credenciado a receber recursos do FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), por meio da renúncia fiscal do Imposto de Renda. Pessoas físicas podem destinar até 6% do IR devido a esse fim, enquanto as empresas têm o valor limitado a 1% – restrito às companhias que calculam o imposto com base no lucro real.

 

É muito fácil contribuir para o IGEIM. Basta acessar o site do FUMCAD (http://fumcad.prefeitura.sp.gov.br), escolher a opção “Clique e Doe”, selecionar a entidade entre as cadastradas, preencher os dados pessoais do doador, o valor da doação e confirmar (ou simular a doação). No site há um passo-a-passo da contribuição e como declará-la no formulário do IR. Apresenta também a lista completa de instituições, informações e breve histórico sobre o FUMCAD, que é direcionado a projetos que beneficiem crianças e adolescentes. Apenas as pessoas físicas podem simular e fazer sua doação online. Pessoas jurídicas devem imprimir um boleto e pagar na rede bancária.

 

Sobre o IGEIM

O IGEIM, inaugurado em 2006, é uma instituição sem fins lucrativos que presta assistência multidisciplinar gratuita a pessoas com erros inatos do metabolismo e seus familiares, capacita equipes de saúde e realiza pesquisa para o desenvolvimento de novas terapias.

 

A equipe que realiza o atendimento no IGEIM é composta por funcionários da UNIFESP e do Hospital São Paulo, além de voluntários. O valor arrecadado com doações por meio do FUMCAD vai priorizar a concretização de dois projetos:

- Projeto Multiplicar (Link direto para doar a este projeto): serviço 0800 sobre erros inatos do metabolismo e um portal sobre o assunto voltado a médicos e pacientes

- Projeto IGEIM (Link direto para doar a este projeto): contratação e manutenção de uma equipe multidisciplinar vinculada à entidade.

 

Atualmente, cerca de 80% dos pacientes atendidos pelo IGEIM são adolescentes ou crianças. O número de atendimentos aumentou 190% entre 2005 e 2006 (de 1.630 para 4.724 atendimentos) e o volume de exames triplicou no período: de 1.400 em 2005 para um total de 5.639 em 2006. Por ser uma referência na área de erros inatos do metabolismo e em razão de a estrutura atual não ser suficiente, a organização possui uma fila de 70 pacientes para a primeira consulta.

 
Coordenação: Profa.Dra. Ana Maria Martins
End.: Rua Coronel Lisboa, 957- Vila Clementino
CEP 04020-041 - São Paulo, SP
fone: 11 5081 9620
fax: 11 5081 9624